FISIOTERAPIA
Fisioterapia Músculo-esquelética
A fisioterapia músculo-esquelética é a área que intervém na prevenção e no tratamento de patologias do sistema músculo-esquelético.
A fisioterapia músculo-esquelética tem como objetivo ajudar a prevenir, gerir, reduzir ou eliminar a dor e sintomas associados a problemas músculo-esqueléticos, permitindo melhorar a qualidade de vida relacionada com a saúde.
A fisioterapia músculo-esquelética está indicada para:
- Dor na cervical, dorsal, lombar ou coxis
- Torcicolo
- Escolioses
- Dor ciática
- Reabilitação pós-cirurgia
- Tendinites
- Recuperação após fraturas ou luxações
- Síndrome do Túnel Cárpico
- Artroses
- Bursites
- Fascite plantar
- Entorses
- Esporão
Reabilitação desportiva
A reabilitação desportiva é indicada para o tratamento e prevenção de lesões em praticantes de atividade física regular. O principal objetivo da reabilitação desportiva é otimizar a performance do atleta no menor espaço de tempo possível. O atleta é continuamente avaliado, mantendo um plano de tratamento dinâmico e individualizado consoante as necessidades diárias. Métodos específicos como as ligaduras funcionais e bandas neuromusculares são utilizados na recuperação, permitindo deste modo regressar aos treinos e/ou competições o mais rápido possível.
Fisioterapia Pediátrica
A fisioterapia pediátrica é uma especialidade da fisioterapia centrada na prevenção, diagnóstico e tratamento das diversas condições clínicas dos mais pequenos. Desde o nascimento até aos 18 anos, a abordagem fisioterapêutica intervém no tratamento de patologias, mas também tem um grande impacto na promoção da saúde a longo prazo.
O tratamento em bebés e crianças é feito num ambiente agradável, de entretenimento e com estratégias que lhes permitam sentir-se bem e estar colaborantes.
Fisioterapia Neurológica
A fisioterapia neurológica é uma especialidade da fisioterapia para pacientes com condições neurológicas que apresentam distúrbios de movimento, controlo postural e função. Movimento descoordenado, perda da capacidade funcional, desequilíbrios e fraqueza muscular são alguns dos sintomas destas condições. O objetivo é melhorar a qualidade de vida e os padrões de movimento através de exercícios que ajudam a restaurar a função motora e sensorial.
A fisioterapia neurológica está indicada para:
- Acidente Vascular cerebral (AVC)
- Parkinson
- Traumatismo crânio-encefálico (TCE)
- Esclerose lateral amiotrófica (ELA)
- Lesões vertebro-medulares (LVM)
- Doenças neuromusculares
Fisioterapia Uroginecológica
A fisioterapia uroginecológica é a especialidade da fisioterapia que trata as disfunções relacionadas com o soalho pélvico. Os músculos que constituem o soalho pélvico intervêm no suporte dos órgãos pélvicos e consequentemente na retenção de urina e fezes. Por fraqueza muscular, espasmo excessivo ou cicatrizes pode haver alteração da musculatura desta região e consequentemente sintomas que podem ser bastante desconfortáveis e até limitantes. O objetivo da fisioterapia uroginecológica é tratar essas alterações e fortalecer esses músculos.
A fisioterapia uroginecológica é indicada para:
- Incontinência urinária ou fecal
- Preparação para o parto
- Recuperação pós-parto
- Dor na relação sexual
- Vaginismo
- Disfunção erétil
- Prolapsos genitais
- Recuperação pós-cirúrgica de útero ou próstata
Reeducação Postural Global
A Reeducação Postural Global (RPG) é uma especialidade da fisioterapia que se baseia na avaliação de possíveis alterações de cadeias posturais e que atua na correção das alterações detetadas, através do alongamento e reequilíbrio dos músculos responsáveis.
As sessões baseiam-se na adoção de algumas posturas e na sua evolução, alongando a musculatura e contribuindo para corrigir as alterações de postura identificadas.
A reeducação postural global é indicada para:
- Alterações das curvaturas da coluna vertebral (escolioses, lordose, cifose)
- Torcicolo
- Dor lombar, dorsal ou cervical
- Alterações das cadeias musculares dos membros inferiores (valgismo, varismo)
- Prevenção de patologias relacionadas com má postura
- Prevenção de processos articulares degenerativo em adultos
Drenagem Linfática
A drenagem linfática ajuda no bombeamento da linfa (fluído que se localiza entre as células e que volta a ser reabsorvido pelos capilares linfáticos para retornar à circulação sanguínea) para os vasos e nódulos linfáticos, evitando que fique estagnada em zonas onde o seu retorno possa estar afetado. Assim sendo, através deste método ajudamos o organismo a manter uma boa circulação sanguínea, um equilíbrio dos fluidos corporais e das funções imunitárias.
Temos dois métodos de drenagem linfática:
- Drenagem linfática manual: segundo o método de Leduc onde a massagem com movimentos suaves é feita manualmente
- Pressoterapia: através de um aparelho com um sistema de compressão mecânica controlada que promove o processo natural de drenagem, mediante insuflação de câmaras de ar intermitentes
A drenagem linfática é indicada para:
- Linfedema (inchaço causado pela acumulação de linfa) em casos pós-cirúrgicos, oncológicos ou lesões
- Acelerar a reabsorção de hematomas e de equimoses
- Insuficiência venosa crónica
- Fibromialgia
- Lipedema (acumulação de gordura na parte inferior do corpo que compromete o retorno linfático e provoca linfedema)
- Celulite
- Má circulação sanguínea
- Inchaço durante a gravidez e na tensão pré menstrual
- Recuperação muscular após atividades desportivas intensas
Quer mais informação sobre fisioterapia, ou pretende marcar uma consulta?
Entre em contacto connosco.